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Como emitir boletos e carnês por integração no Gerencianet ? - Maykon Silveira

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Como emitir boletos e carnês por integração?

A Gerencianet é uma conta digital para negócios. Por meio dela, você pode emitir cobranças para seus clientes (por boletocartão de créditocarnê ou assinaturas) sem ter que realizar convênios específicos com bancos ou operadoras de cartão de crédito. Atendendo a determinação da Febrabanos boletos e carnês gerados pela Gerencianet são registrados.

Caso você utilize um sistema que já possua integração com a Gerencianet ou deseja conhecer sistemas que possuem tal integração, pode conferir neste link como utilizar a Gerencianet.

Agora, caso você desenvolver a integração de seu sistema ou aplicação com a nossa API, clique aqui para acessar a documentação da API de Pagamentos da Gerencianet.

Como obter as chaves Client Id e Client Secret na API no Gerencianet - Maykon Silveira

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Como obter as chaves Client Id e Client Secret na API no Gerencianet - Maykon Silveira

As chaves Client_Id e Client_Secret da API permitem identificar a aplicação que está enviando a requisição e podem ser localizadas no seguinte local:

  1. Efetue login na conta Gerencianet e acesse o menu API > Minhas Aplicações > Sua Aplicação;
  2. Suas chaves estarão disponíveis nas abas Produção e Homologação, de acordo com o ambiente a ser utilizado, bastando copiar e colar em seu sistema.
  • Caso for utilizar o ambiente de testes/sandbox (aba Homologação), informe seu Client_Id e Client_Secret disponíveis na aba Homologação (veja onde localizar);
  • Agora, caso for utilizar o ambiente real (aba Produção), informe seu Client_Id e Client_Secret disponíveis na aba Produção (veja onde localizar).

Dependendo do seu cenário, como por exemplo, se você estiver desenvolvendo um sistema, a configuração abaixo deverá ser atendida:

    • Ambiente de Homologação: chaves Client_Id e Client_Secret de Homologação e atributo sandbox como true
    • Ambiente de Produção: chaves Client_Id e Client_Secret de Produção e atributo sandbox como false

OBSERVAÇÃO: É importante que suas chaves não sejam compartilhadas nem visíveis na sua aplicação. O acesso indevido a essas credenciais podem viabilizar ações maliciosas e comprometer o não repúdio no que diz respeito a identidade da sua aplicação.

Mensagem de “Unauthorized” (sem autorização), por que no Gerencianet? - Maykon Silveira

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Essa mensagem de erro está relacionada em decorrência do envio incorreto das credenciais “Client_Id”, “Client_Secret” e/ou “sandbox”. Ou seja, quando se migra do ambiente de homologação para produção, não basta alterar o par de chaves, mas também é necessário alterar o valor do atributo “sandbox”.

Em suma, de acordo com o ambiente que você está utilizando, deve proceder da seguinte forma:

  • Para usar o ambiente de Produção:
    • Utilize o “Client_Id” e “Client_Secret” da aba “Produção” e sandbox => false
  • Para usar o ambiente de Homologação:
    • Utilize o “Client_Id” e “Client_Secret” da aba “Homologação” e sandbox => true

Glossário com os termos mais comuns relacionados a API e Integrações no gerencianet - Maykon Silveira

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Nesta página, apresentamos este glossário contendo explicações dos termos técnicos e expressões comumente utilizadas nas áreas relacionadas a integrações com a API da Gerencianet.

Ambiente de Homologação

Este é o local que a Gerencianet disponibiliza ao integrador para testar sua integração. Este ambiente também é conhecido por “Playground” ou “sandbox”. Todas as transações geradas neste ambiente são “fictícias”, porém, possui o mesmo fluxo/mecanismo do ambiente “real”. Quer testar algo? Utilize este ambiente.

Para usar o Ambiente de Homologação (sandbox), use suas chaves “Client_Id” e “Client_Secret” da aba “Homologação” e mantenha o valor de sandbox como true.

Agora, caso tenha terminado seus testes e queira colocar em produção (ambiente real), você deve alterar as seguintes informações em sua integração:

  • Fornecer o “Client_Id” e o “Client_Secret” da aba “Produção” (veja onde); e
  • Definir a variável “sandbox” com o valor false

Ambiente de Produção

Este é o ambiente “real” que sua aplicação deverá estar para gerar cobranças (ou “transações”) “reais”. É importante que primeiro você teste tudo que precisar no ambiente de homologação, e somente após conferir que sua integração está funcionando adequadamente é que você deve migrar para o ambiente de produção.

Para usar o Ambiente de Produção (real), use suas chaves “Client_Id” e “Client_Secret” da aba “Produção” e mantenha o valor de sandbox como false.

Agora, caso sua aplicação esteja em produção e você precisa testar algo em sua integração no ambiente de homologação, você deve alterar as seguintes informações em sua integração:

  • Fornecer o “Client_Id” e o “Client_Secret” da aba “Homologação” (veja onde); e
  • Definir a variável “sandbox” com o valor true

API

Uma API, de Application Programming Interface (em português: Interface de Programação de Aplicativos) é um conjunto de rotinas, protocolos e ferramentas para construir aplicações.

A API da Gerencianet foi desenvolvida para ser flexível e permitir que você coloque suas ideias em prática rapidamente. Disponibilizamos em nossa documentação da API uma tabela (vide link) com as diversas formas que você possui para cobrar seu cliente, inclusive via integração com a nossa API.

Client Id e Client Secret

Estão relacionados às chaves para autenticar com o servidor de autorização. Um integrador pode criar inúmeras aplicações em sua conta Gerencianet, e cada aplicação criada possui um par de chaves Client_Id e Client_Secret, tanto para ambiente de homologação quanto de produção.

Dessa forma, você consegue, por exemplo, informar seu Client_Id e Client_Secret de “Homologação” e testar sua aplicação antes de colocá-la em ambiente de produção e, assim, você consegue certificar-se que sua implementação está correta e suas integrações estão comunicando da forma como deveriam.

Endpoint

Um endpoint de um web service é a URL onde seu serviço pode ser acessado por uma aplicação cliente. Em outras palavras, imagine o seguinte:

Uma URL é o endereço que deve ser acessado. A URL que você está usando agora começa com dev.gerencianet.com.br/docs/. Depois de “docs“, vem um outro conjunto de caracteres que especifica exatamente qual recurso (ou no caso, qual página) você quer acessar. Nesse momento, o recurso que você está acessando é o “glossario”.

Em uma API, o conceito é o mesmo. Você sempre tem endereço que navega pelos diferentes recursos que estão sendo expostos. Esse endereço é conhecido como o endpoint em que os recursos estarão disponíveis.

Método

O método é o verbo que você usará para interagir com o recurso. Normalmente, você tem 4 opções para interagir:

  • GET, que pede ao servidor o recurso;
  • POST, que pede ao servidor que crie um recurso novo;
  • DELETE, que pede ao servidor que apague um recurso;
  • PUT, que pede ao servidor a atualização ou edição de um recurso.

Caso queira conhecer mais a respeito, veja neste link.

payee_code

Esse é o identificador da conta Gerencianet. Cada conta possui um identificador único. Independente se o integrador possui uma ou dezenas de aplicações criadas, o identificador da conta é único.

payee_code é necessário para permitir pagamentos com cartão de crédito (para obtenção do payment_token) e para operações de marketplace.

Confira aqui onde localizá-lo.

Payment Token

Nosso processo de pagamento de cartão de crédito é realizado em 2 etapas: a primeira envia dados do cartão e obtém um payment_token. A segunda envia o restante das informações da cobrança e o payment_token obtido.

Uma conta Gerencianet não possui um payment_token – um payment_token diferente é criado para cada cobrança gerada por cartão de crédito. Ele representa os dados do cartão do pagador e é obtido pela função getPaymentToken. Além disso, cabe frisar que o payment_token pode ser utilizado uma única vez, portanto, não é possível utilizá-lo para cobrar de forma recorrente.

payment_token só é necessário quando o pagamento é por cartão de crédito. Para obtê-lo, deve ser colado um código Javascript de nossa biblioteca em sua página de pagamentos.

Obtenha seu código JavaScript, específico de sua conta Gerencianet, através deste link.

Playground

O Playground é o ambiente de testes (sandbox online) da Gerencianet. Trata-se de um local no qual o integrador, independente da operação a ser realizada, pode utilizar para conhecer o mecanismo e o fluxo de pagamento em um ambiente 100% de teste e descomplicado. Ou seja, por oferecer uma paridade com os recursos suportados pela API no ambiente de produção, é possível efetuar testes de integração antes de ir para produção, podendo assim fazer uma experiência com nossa API sem fazer alterações em sua conta Gerencianet.

Conheça mais sobre o Playground neste link.

Token de Notificação

Trata-se do token que é enviado pela Gerencianet via POST para a URL de notificação cadastrada pelo integrador sempre que uma cobrança (também chamado de transação) sofrer alteração de status (de “aguardando” para “paga”, por exemplo). Para verificar quais foram as alterações, é preciso consultá-las, utilizando o token de notificação enviado.

A qualquer momento que o integrador consultar esse token de notificação, irá obter as informações mais atuais da transação, todas ordenadas de acordo com os acontecimentos. Toda alteração em status gera uma notificação. Cada cobrança possui um token de notificação que será o mesmo durante todo o “ciclo de alterações” dessa cobrança.

O POST será uma informação semelhante a esta:

$_POST['notification'] = "435e1d24-b761-4afc-a5a8-ebc50b5ui78e";

Com esse token, o sistema deve utilizar a função getNotification(:token) para obter todas as alterações de status da transação.

Conheça mais sobre notificações neste link.

Como fazer o reenvio das notificações (“callbacks”) da API de Emissões Gerencianet? - Maykon Silveira

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Como fazer o reenvio das notificações (“callbacks”) da API de Emissões?

As notificações (ou “callbacks”) permitem que seu sistema seja informado quando uma transação tiver seu status alterado. Dessa forma, você poderá identificar quando um boleto for pago, por exemplo.

Para que seu sistema receba as notificações, é preciso que as transações geradas tenham uma “URL de notificação” associada. Você pode definir uma URL para receber as notificações durante a criação da cobrança ou posteriormente. Para mais detalhes, acesse a documentação da API.

Existem algumas maneiras de analisar e reenviar uma notificação da API, tanto através do painel administrativo da conta Gerencianet (não requer conhecimento técnico) quanto por meio da própria API (requer conhecimento técnico). A seguir, veremos as duas formas:

1) Utilizando o painel administrativo

Só é possível reenviar notificação nas aplicações da API de Emissões. Você pode realizar diretamente do painel de sua API. Para isso, efetue login em sua conta Gerencianet e realize os passos abaixo maiores detalhes:

  1. Acesse API -> Minhas Aplicações -> Sua Aplicação;
  2. Selecione o ambiente desejado (Produção ou Homologação);
  3. Através da sub-aba “Transações”, localize a transação que deseja reenviar a notificação;
  4. Clique no ícone de um “olho” presente na última coluna e, por fim, clique no botão “Reenviar notificação” (canto inferior à esquerda).

Pronto! Em alguns minutos, enviaremos a notificação para seu sistema.

2) Utilizando a API

Quando uma transação possui uma “URL de notificação” cadastrada (atributo notification_url), a Gerencianet dispara um POST para esta URL a cada mudança no status da cobrança. Essa notificação possui um token específico, que será o mesmo durante todo o “ciclo de alterações” da transação.

O POST que enviaremos vai conter apenas uma informação: um token de notificação. Ou seja, se a URL cadastrada estiver preparada para ler o token na variável $_POST['notification'] e consultar essa informação, a resposta será todos os dados informativos sobre a alteração sofrida pela cobrança, como por exemplo, o status anterior e atual da cobrança. Para tal, você precisa cadastrar uma URL de notificação na cobrança e prepará-la para mostrar/armazenar o token de notificação.

Na sub-aba “Histórico de Notificações” é possível acompanhar todo POST de notificação disparado pela Gerencianet. Se o integrador consulta o token que enviamos (ou seja, através da sub-aba “Histórico de Requisições” um consumo a GET /notification/:token, em que o :token é o “token de notificação” enviado pela Gerencianet), consideramos que a notificação foi realizada com sucesso. Se por alguma razão a URL associada à transação estiver “fora do ar” ou caso seu sistema não consulte, tentamos novamente no decorrer do dia.

O botão “Reenviar notificação” não está sendo exibido?

Esta situação geralmente ocorre por duas possibilidades:

  1. A transação é uma parcela de carnê. Por isso, deverá ser localizado o carnê no qual esta parcela faz parte. O botão de reenvio da notificação estará disponível no carnê. Na notificação do carnê estarão incluídas todas as informações, tanto do carnê quanto das parcelas do carnê;
  2. A transação foi criada sem URL de notificação. Isto pode ser visto acessando os detalhes da transação via API (saiba como) ou pelo ícone de um “olho” presente na última coluna (menu “API > Sua Aplicação”, nas sub-abas “Transações”, “Assinaturas” e/ou “Carnês”). Neste caso, deverá ser informada a URL via API (saiba como) e depois reenviar a notificação de acordo com orientações deste artigo.

.Para mais informações, confira a documentação oficial da API da parte de notificações.

Ainda está com dúvidas ou enfrentando problemas? Envie um ticket para que nossa equipe possa auxiliar você.

Como alterar uma aplicação existente para uso da API Pix Gerencianet? - Maykon Silveira

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Como alterar uma aplicação existente para uso da API Pix?

Você pode editar os Escopos de Produção e Escopos de Homologação (Desenvolvimento) da API Pix quando quiser. Para isso, siga os passos abaixo:
 
  1. Na tela principal da plataforma Gerencianet, clique em API > Minhas Aplicações.
  2. Escolha sua aplicação e clique em “Editar” (botão laranja).
  3. Ative a API Pix e escolha os escopos que deseja liberar em ambiente de Produção e/ou Homologação.
  4. Clique em “Atualizar aplicação”.
  5. Informe a sua Assinatura Eletrônica para confirmar as alterações e atualizar a aplicação.
 
Observação: o escopo pix.send é específico da API Pix Gerencianet e só é exibido para contas pessoa jurídica. Esse escopo permite ao integrador movimentar o saldo da Conta Digital Gerencianet via API Pix. Para ativar este serviço, selecione o escopo pix.send e aguarde a avaliação da nossa equipe. Você também pode enviar um e-mail para [email protected] ou abrir um ticket em sua conta Gerencianet. 

Como insiro multa e juros no boleto via API Gerencianet? - Maykon Silveira

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Como insiro multa e juros no boleto via API ?

27/02/2018 (atualizado em 23/04/2021)

A API oferece o atributo configurations, que permite incluir no boleto multa e juros caso seja pago após o vencimento. A multa tem valor máximo de 10% e o juros de 0,33%.

Para utilizar, o configurations possui dois atributos:

  • fine: valor cobrado de multa após o vencimento (mínimo de 1 e máximo de 1000); e
  • interest: valor cobrado de juros por dia após a data de vencimento (mínimo de 1 e máximo de 330).

Ao usar esses atributos, automaticamente será mostrado na parte de instruções do boleto as seguintes informações:

Sr. Caixa, cobrar juros de 0,033% ao dia após o vencimento.
Sr. Caixa, cobrar multa de 2% após o vencimento.

Neste caso, para exemplificar, supondo que gerei um boleto com juros por dia de 0,033% (ou seja, interest = 33) e multa de 2% (ou seja, fine = 200). Essa informação será exibida na parte de instruções do boleto como uma orientação para o Sr. Caixa. Caso o cliente pague este boleto após o vencimento, serão aplicados ao valor a taxa de multa e juros definidos previamente.

Conheça mais detalhes sobre como usar através da tabela contida neste link de nossa documentação. Adicionalmente, você também pode testar em ambiente de testes a emissão de uma cobrança com multa/juros via API.

Veja um exemplo de boleto gerado em que o atributo configurations foi utilizado.

Obs: a linha digitável deste boleto de exemplo está “zerado” por ter sido gerado em ambiente de testes/sandbox.

Como gerar o certificado para usar a API Pix no gerencianet ? - Maykon Silveira

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Como gerar o certificado para usar a API Pix?

05/03/2021 (atualizado em 05/05/2021)

A Gerencianet disponibilizou, na plataforma web, o menu Meus Certificados. Por lá, é possível gerar o seu próprio certificado .p12 diretamente da sua conta digital e gerenciar os escopos em sua aplicação referente à API Pix.

 

A obrigatoriedade no uso deste certificado se dá por definição do Banco Central, que regulamenta a implementação de APIs padrão para PSPs.

 
Para gerar um novo certificado, siga o passo a passo abaixo:
 
  • Acesse a sua conta digital por meio da plataforma web da Gerencianet
  • Na tela principal da plataforma, clique em API;
  • No menu lateral, clique em Meus Certificados;
  • Escolha o ambiente para o qual você deseja gerar o certificado (Produção ou Homologação);
  • Clique no botão Novo Certificado e insira um nome para identificá-lo;
  • Clique em Gerar Certificado;
  • Insira sua Assinatura Eletrônica para confirmar a alteração.
 

Pronto, certificado criado com sucesso!

 

Após a criação, a plataforma irá apresentar uma mensagem na tela, solicitando o download do certificado. O armazenamento do certificado é de responsabilidade do usuário.

 

Essa é, inclusive, a única oportunidade de baixar o certificado, portanto clique no botão Baixar Certificado”.

 
Caso o download não seja feito no momento da geração do certificado, um novo certificado deve ser gerado, se necessário.

Como criar uma nova aplicação para usar a API Pix no gerencianet? - Maykon Silveira

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Para utilizar a API Pix, é necessário ter pelo menos um certificado ativo. Caso ainda não tenha certificados ativos, confira a FAQ: “Como gerar o certificado para usar a API Pix?”. Depois, siga os passos abaixo:

 
  1. Na tela principal da plataforma Gerencianet, clique em API > Minhas Aplicações > ➕  Nova Aplicação.
  2. Insira um nome para sua aplicação e selecione qual API quer ativar: API de emissões (boletos e carnês) e/ou API Pix. Neste caso, API Pix.
  3. Selecione os Escopos de Produção e Escopos de Homologação (Desenvolvimento) que deseja liberar. 
  4. Clique em “Criar nova aplicação”.
  5. Informe a sua Assinatura Eletrônica para confirmar as alterações e atualizar a aplicação.
 

A API de Emissões mostrará um resumo das transações. Já a API de Pix exibirá as abas: Produção e Homologação. 

 

Quando você habilita as duas APIs (API de Emissões e API Pix), consegue selecionar qual API deseja visualizar. Basta clicar no seletor localizado no canto superior direito. 

 
Observação: o escopo pix.send é específico da API Pix Gerencianet e só é exibido para contas pessoa jurídicaEsse escopo permite ao integrador movimentar o saldo da Conta Digital Gerencianet via API Pix. Para ativar este serviço, selecione o escopo pix.send e aguarde a avaliação da nossa equipe. Você também pode enviar um e-mail para [email protected] ou abrir um ticket em sua conta Gerencianet. 

Tenha uma Renda Mensal - Curso Gerador de PIX, Cartão de Crédito e Boletos Parte 30

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Tenha uma Renda Mensal - Curso Gerador de PIX, Cartão de Crédito e Boletos Parte 30

 

Curso Gerador de PIX, Cartão de Crédito e Boletos Parte 30 - Excluir Usuário parte 2  - Sheep PHP - Maykon Silveira

 

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Como colocar empresas no Google Maps? Conheça nossas dicas! - Maykon Silveira

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Como colocar empresas no Google Maps? Conheça nossas dicas!

Se você já tem um negócio ou está em processo de criação, provavelmente já se perguntou como colocar empresa no Google Maps, não é mesmo? Afinal, ele é um serviço de mapas que ajuda os usuários a identificarem sua empresa nas localizações e é usado por muitas pessoas no Brasil e no mundo todo.

 

Tanto na versão web quanto na mobile, a função cumprida é a mesma. Porém, não são todas as empresas que aproveitam tudo que o sistema oferece. E para conhecer todas as funcionalidades e entender como o Google Maps pode ajudar seu negócio a evoluir, que tal seguir as nossas dicas? 

 

O que é o Google Maps?

O Google Maps é uma ferramenta que cria o ponto de localização da sua empresa na plataforma Meu Negócio. Sua característica é fazer com que empreendedores deixem suas empresas e estabelecimentos marcados no mapa para que mais pessoas tenham acesso aos seus serviços através da busca por proximidade.

 

Imagine a seguinte situação: um usuário quer comprar velas artesanais e você tem uma empresa com essa finalidade, ao incluir e criar localização no Google, o seu negócio vai aparecer nas buscas de pesquisa e assim vai ficar muito mais fácil de garantir um potencial cliente.

 

O cadastro é feito gratuitamente e o endereço da sua empresa pode ser incluído completo nas buscas do Google. O melhor é que o mapa consegue passar qual o melhor caminho para chegar até o seu estabelecimento. Além disso, você também pode fazer a inclusão nas suas redes sociais e aumentar ainda mais a sua visibilidade.

O que não pode faltar?

Agora você deve estar se perguntando, mas e “como colocar minha empresa no Google Maps?”. O primeiro passo é inserir o endereço comercial, para que este seja localizado pelo Google. Por isso, verifique se os dados que você tem em mãos estão todos de acordo com as diretrizes exigidas.

 

É preciso conter o endereço completo do seu estabelecimento com número, bairro, cidade e CEP, além de número de sala, andar, bloco ou qualquer outro complemento que for necessário. O recomendado é incluir apenas as informações do seu endereço, pontos de referência devem ser evitados.

Passo a passo para incluir a empresa no Google Maps

O processo para inclusão da localização marcada é muito fácil, porém, deve ser feito com cautela para não acontecer nenhum erro durante a inclusão. Confira o passo a passo abaixo:

 

  • Primeiro, faça login no Google Meu Negócio;
  • Clique em ‘comece agora’ e acesse com seu usuário e senha (se ainda não tiver um, é só criar um novo acesso);
  • Insira o nome completo da sua empresa;
  • Escolha as opções de exibição do seu negócio (Exemplo: atende clientes no local? Faz entrega através de aplicativos de delivery?);
  • Insira o endereço do seu estabelecimento;
  • Informe a região em que você faz a cobertura;
  • Escolha a categoria do seu negócio;
  • Insira número de telefone ou celular,
  • Não se esqueça de colocar o horário de funcionamento,
  • Por fim, escolha uma opção de verificação e conclua a operação.

 

Vantagens de usar o Google Meu Negócio

Sabe quando você faz uma pesquisa no Google e o algoritmo te indica uma referência comercial e mostra na busca a opção mais relevante? Essa é uma das principais vantagens que a sua empresa pode ter: ser um dos destaques na procura e, consequentemente, atingir mais pessoas. 

 

E para conseguir deixar a sua empresa entre as principais opções, os robôs do Google fazem uma identificação de fatores que podem indicar que a sua empresa é a melhor sugestão para o cliente. Saiba quais são:

 

  • Relevância: é preciso ter uma combinação clara entre uma ficha completa da localização e informações sobre a empresa e a pesquisa do usuário. Ou seja, utilizar todos os dados corretos, para que a intenção de busca do usuário e seu histórico de pesquisa sejam assertivos;
  • Distância: é importante destacar no endereço todos os dados corretamente, pois durante a pesquisa do Google, ele vai utilizar palavras-chave que facilitem na busca. Exemplo: “casas de artesanato em São Paulo”;
  • Popularidade da empresa: o número de avaliações que a sua empresa recebe e a média de notas, comentários e cliques são fundamentais para aumentar a reputação e alcance da sua marca.

 

Além disso, também é importante saber como colocar foto no Google e inserir boas imagens da sua empresa. Os usuários de internet têm uma forte tendência a preferir coisas visuais, e por isso, é imprescindível incluir imagens que ajudem a encontrar o local nas pesquisas. Isso aumenta o engajamento e a procura dos clientes.

 

Outro benefício de incluir a sua localização no mapa do Google Meu Negócio é a possibilidade de ter dados para trabalhar de forma estratégica. Nele, você consegue ter acesso ao comportamento dos clientes, quantas pessoas visitaram o site, quantas ligaram ou solicitaram rota para o estabelecimento, entre outras.

 

Leia também: Gestão de vendas: o que é funil de vendas e por que sua empresa precisa dele?

 

E se precisar excluir a empresa do Google Meu Negócio?

Se por algum motivo você precisar excluir a empresa da plataforma, não se preocupe! É possível fazer a exclusão de forma fácil e através do próprio site. Acompanhe o passo a passo abaixo:

 

  • Faça login no Google Meu Negócio;
  • Abra o local que gostaria de fazer a exclusão; 
  • No menu, clique em informações;
  • Clique no campo endereço;
  • Clique em remover endereço e, depois, em Aplicar. Pronto! 

 

Agora que você já sabe o passo a passo completo de como colocar uma empresa no Google Maps, não deixe para depois e inclua a sua para não perder nenhuma das vantagens. Use-o estrategicamente e aumente a visibilidade do seu negócio! 

 

 

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Depoimentos em Textos

  • Fabricio Valle 09/05/2024 10
    Recebeu 5 estrelas!
  • Abel de Lima 09/05/2024 10

    Esse cara só tem contúdo fodaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Marcos Miranda 09/05/2024 10

    O curso me surpreendeu e me deixou bem satisfeito, conteúdo direto e sem enrolação.