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Reenvio de callback em aplicações da API em modo de compatibilidade no Gerencianet - Maykon Silveira
Estas orientações são aplicáveis a quem utiliza aplicação da API em “modo de compatibilidade“. Em outras palavras, é voltado para utilizadores de uma versão anterior da API (aquela em que o token solicitado era único, ou seja, que não faz uso de chaves Client_Id e Client_Secret).
Quando a sua URL está configurada corretamente, mas por algum motivo o seu sistema parou de funcionar ou apresentou problema, sua URL é desativada e as notificações não são enviadas. Neste caso, você recebe um e-mail, como o assunto “Falha na URL de callback”, informando sobre desativação da URL.
Quando isso acontece, você deve testar novamente a sua URL no menu “API -> Minhas Aplicações -> Sua Aplicação -> Callbacks” e, em caso de resposta com sucesso (200), clique no botão "Desativado"
. Quando o status do botão for "Ativado"
, reenvie as notificações de confirmação de pagamento. Para isso, siga o procedimento abaixo:
"Logs"
"não"
não foram enviadas por um dos erros explicados nos tópicos abaixo
"Reenviar callbacks"
"Confirmar"
para realizar o reenvio
Pronto! O callback entra em uma fila de envio e dentro de alguns minutos é reenviado.
Também é possível reenviar callbacks de cobrança cancelada.
É importante sempre monitorar o status da sua URL de callback para evitar qualquer problema.
A URL de callback que recebe as nossas notificações nada mais é do que um caminho ou endereço pelo qual entregamos as referidas informações ao seu sistema. Uma similaridade pode ser associada a um endereço de entrega por correspondência, onde o cliente informa para qual destino a correspondência deve ser entregue, por exemplo.
A notificação é uma instrução enviada via POST, que contém um Token (código da notificação) que servirá de parâmetro para que seu sistema consulte a alteração de status de uma determinada transação.
Quando o sistema Gerencianet envia um POST para este arquivo, disponível no endereço da URL, e ele responde dizendo “Recebido”, por meio de um código HTTP de valor “200”, nosso sistema consegue entender que a comunicação foi realizada com sucesso.
Na impossibilidade de recebermos essa confirmação, nosso sistema tenta por mais nove vezes, em intervalos distintos, entregar este POST. Após a última tentativa de entrega, caso não seja possível confirmá-la, sua URL é desativada automaticamente pelo sistema Gerencianet e você recebe um e-mail informando sobre a desativação. Este procedimento é realizado para que o nosso sistema não fique de forma intermitente enviando requisições sem saber se serão entregues ou não para os sistemas dos clientes.
Para os casos em que a URL de notificação do sistema do cliente já tenha funcionado, mas parou, duas situações se apresentam mais comuns:
Se após avaliar estes erros mais comuns não conseguir resolver o problema, envie um ticket para a nossa equipe. É importante colocar todas as informações relacionadas às suas dúvidas para facilitar e agilizar o atendimento. O ticket pode ser enviado a qualquer momento e você receberá a resposta por e-mail em até 1 dia útil.
Reenvio de callback em aplicações da API em modo de compatibilidade no Gerencianet - Maykon Silveira
Estas orientações são aplicáveis a quem utiliza aplicação da API em “modo de compatibilidade“. Em outras palavras, é voltado para utilizadores de uma versão anterior da API (aquela em que o token solicitado era único, ou seja, que não faz uso de chaves Client_Id e Client_Secret).
Quando a sua URL está configurada corretamente, mas por algum motivo o seu sistema parou de funcionar ou apresentou problema, sua URL é desativada e as notificações não são enviadas. Neste caso, você recebe um e-mail, como o assunto “Falha na URL de callback”, informando sobre desativação da URL.
Quando isso acontece, você deve testar novamente a sua URL no menu “API -> Minhas Aplicações -> Sua Aplicação -> Callbacks” e, em caso de resposta com sucesso (200), clique no botão "Desativado"
. Quando o status do botão for "Ativado"
, reenvie as notificações de confirmação de pagamento. Para isso, siga o procedimento abaixo:
"Logs"
"não"
não foram enviadas por um dos erros explicados nos tópicos abaixo
"Reenviar callbacks"
"Confirmar"
para realizar o reenvio
Pronto! O callback entra em uma fila de envio e dentro de alguns minutos é reenviado.
Também é possível reenviar callbacks de cobrança cancelada.
É importante sempre monitorar o status da sua URL de callback para evitar qualquer problema.
A URL de callback que recebe as nossas notificações nada mais é do que um caminho ou endereço pelo qual entregamos as referidas informações ao seu sistema. Uma similaridade pode ser associada a um endereço de entrega por correspondência, onde o cliente informa para qual destino a correspondência deve ser entregue, por exemplo.
A notificação é uma instrução enviada via POST, que contém um Token (código da notificação) que servirá de parâmetro para que seu sistema consulte a alteração de status de uma determinada transação.
Quando o sistema Gerencianet envia um POST para este arquivo, disponível no endereço da URL, e ele responde dizendo “Recebido”, por meio de um código HTTP de valor “200”, nosso sistema consegue entender que a comunicação foi realizada com sucesso.
Na impossibilidade de recebermos essa confirmação, nosso sistema tenta por mais nove vezes, em intervalos distintos, entregar este POST. Após a última tentativa de entrega, caso não seja possível confirmá-la, sua URL é desativada automaticamente pelo sistema Gerencianet e você recebe um e-mail informando sobre a desativação. Este procedimento é realizado para que o nosso sistema não fique de forma intermitente enviando requisições sem saber se serão entregues ou não para os sistemas dos clientes.
Para os casos em que a URL de notificação do sistema do cliente já tenha funcionado, mas parou, duas situações se apresentam mais comuns:
Se após avaliar estes erros mais comuns não conseguir resolver o problema, envie um ticket para a nossa equipe. É importante colocar todas as informações relacionadas às suas dúvidas para facilitar e agilizar o atendimento. O ticket pode ser enviado a qualquer momento e você receberá a resposta por e-mail em até 1 dia útil.