Aulas Inacréditáveis e gratuitas com Maykon Silveira
Reenvio de callback em aplicações da API em modo de compatibilidade no Gerencianet - Maykon Silveira

Canal Maykon Silveira

Se inscreva em meu canal ;)

Grupo VIP Whatsapp

Entrar no grupo exclusivo vip do whatsapp Maykon Silveira ;)
Descrição:

Reenvio de callback em aplicações da API em modo de compatibilidade no Gerencianet - Maykon Silveira

Estas orientações são aplicáveis a quem utiliza aplicação da API em “modo de compatibilidade“. Em outras palavras, é voltado para utilizadores de uma versão anterior da API (aquela em que o token solicitado era único, ou seja, que não faz uso de chaves Client_Id e Client_Secret).

Quando a sua URL está configurada corretamente, mas por algum motivo o seu sistema parou de funcionar ou apresentou problema, sua URL é desativada e as notificações não são enviadas. Neste caso, você recebe um e-mail, como o assunto “Falha na URL de callback”, informando sobre desativação da URL.

Quando isso acontece, você deve testar novamente a sua URL no menu “API -> Minhas Aplicações -> Sua Aplicação -> Callbacks” e, em caso de resposta com sucesso (200), clique no botão "Desativado". Quando o status do botão for "Ativado", reenvie as notificações de confirmação de pagamento. Para isso, siga o procedimento abaixo:

    1. Clique no menu “API -> Minhas Aplicações -> Sua Aplicação -> Callbacks” da conta Gerencianet

 

    1. Em frente da URL de cobrança com pagamento confirmado, clique no botão "Logs"

 

    1. Selecione as cobranças de acordo com os filtros. Você pode selecionar a cobrança pelo número, se desejar reenviar callback de uma cobrança específica, por status de notificação e pelo período de notificação. As cobranças marcadas com o status "não" não foram enviadas por um dos erros explicados nos tópicos abaixo

 

    1. Clique em "Reenviar callbacks"

 

    1. Clique em "Confirmar" para realizar o reenvio

 

Pronto! O callback entra em uma fila de envio e dentro de alguns minutos é reenviado.

Também é possível reenviar callbacks de cobrança cancelada.

É importante sempre monitorar o status da sua URL de callback para evitar qualquer problema.

Possíveis erros na desativação automática de uma URL

A URL de callback que recebe as nossas notificações nada mais é do que um caminho ou endereço pelo qual entregamos as referidas informações ao seu sistema. Uma similaridade pode ser associada a um endereço de entrega por correspondência, onde o cliente informa para qual destino a correspondência deve ser entregue, por exemplo.

A notificação é uma instrução enviada via POST, que contém um Token (código da notificação) que servirá de parâmetro para que seu sistema consulte a alteração de status de uma determinada transação.

Quando o sistema Gerencianet envia um POST para este arquivo, disponível no endereço da URL, e ele responde dizendo “Recebido”, por meio de um código HTTP de valor “200”, nosso sistema consegue entender que a comunicação foi realizada com sucesso.

Na impossibilidade de recebermos essa confirmação, nosso sistema tenta por mais nove vezes, em intervalos distintos, entregar este POST. Após a última tentativa de entrega, caso não seja possível confirmá-la, sua URL é desativada automaticamente pelo sistema Gerencianet e você recebe um e-mail informando sobre a desativação. Este procedimento é realizado para que o nosso sistema não fique de forma intermitente enviando requisições sem saber se serão entregues ou não para os sistemas dos clientes.

Problemas mais comuns para a desativação automática da sua URL

Para os casos em que a URL de notificação do sistema do cliente já tenha funcionado, mas parou, duas situações se apresentam mais comuns:

    1. Configurações do Load Balance do seu sistema. É necessário que o cliente avalie, em seu sistema, o redirecionamento dos IP’s (entrada/saída). Se enviarmos uma requisição e o seu sistema imediatamente não retornar com um cabeçalho HTTP 200, a URL será automaticamente desativada. Acontece quando o IP de entrada não é idêntico ao de saída. Também é importante verificar se não existe nenhum firewall bloqueando este IP;

 

  1. Problemas de indisponibilidade do serviço da hospedagem. É necessário avaliar se o serviço se mantém 100% disponível ao longo do dia. Se tentarmos comunicar com o seu servidor em um determinado momento e ele não responder, sua URL também será desativada automaticamente. A Gerencianet faz até 10 tentativas em um intervalo de uma hora aproximadamente.

Se após avaliar estes erros mais comuns não conseguir resolver o problema, envie um ticket para a nossa equipe. É importante colocar todas as informações relacionadas às suas dúvidas para facilitar e agilizar o atendimento. O ticket pode ser enviado a qualquer momento e você receberá a resposta por e-mail em até 1 dia útil.

Reenvio de callback em aplicações da API em modo de compatibilidade no Gerencianet - Maykon Silveira

Estas orientações são aplicáveis a quem utiliza aplicação da API em “modo de compatibilidade“. Em outras palavras, é voltado para utilizadores de uma versão anterior da API (aquela em que o token solicitado era único, ou seja, que não faz uso de chaves Client_Id e Client_Secret).

Quando a sua URL está configurada corretamente, mas por algum motivo o seu sistema parou de funcionar ou apresentou problema, sua URL é desativada e as notificações não são enviadas. Neste caso, você recebe um e-mail, como o assunto “Falha na URL de callback”, informando sobre desativação da URL.

Quando isso acontece, você deve testar novamente a sua URL no menu “API -> Minhas Aplicações -> Sua Aplicação -> Callbacks” e, em caso de resposta com sucesso (200), clique no botão "Desativado". Quando o status do botão for "Ativado", reenvie as notificações de confirmação de pagamento. Para isso, siga o procedimento abaixo:

    1. Clique no menu “API -> Minhas Aplicações -> Sua Aplicação -> Callbacks” da conta Gerencianet

 

    1. Em frente da URL de cobrança com pagamento confirmado, clique no botão "Logs"

 

    1. Selecione as cobranças de acordo com os filtros. Você pode selecionar a cobrança pelo número, se desejar reenviar callback de uma cobrança específica, por status de notificação e pelo período de notificação. As cobranças marcadas com o status "não" não foram enviadas por um dos erros explicados nos tópicos abaixo

 

    1. Clique em "Reenviar callbacks"

 

    1. Clique em "Confirmar" para realizar o reenvio

 

Pronto! O callback entra em uma fila de envio e dentro de alguns minutos é reenviado.

Também é possível reenviar callbacks de cobrança cancelada.

É importante sempre monitorar o status da sua URL de callback para evitar qualquer problema.

Possíveis erros na desativação automática de uma URL

A URL de callback que recebe as nossas notificações nada mais é do que um caminho ou endereço pelo qual entregamos as referidas informações ao seu sistema. Uma similaridade pode ser associada a um endereço de entrega por correspondência, onde o cliente informa para qual destino a correspondência deve ser entregue, por exemplo.

A notificação é uma instrução enviada via POST, que contém um Token (código da notificação) que servirá de parâmetro para que seu sistema consulte a alteração de status de uma determinada transação.

Quando o sistema Gerencianet envia um POST para este arquivo, disponível no endereço da URL, e ele responde dizendo “Recebido”, por meio de um código HTTP de valor “200”, nosso sistema consegue entender que a comunicação foi realizada com sucesso.

Na impossibilidade de recebermos essa confirmação, nosso sistema tenta por mais nove vezes, em intervalos distintos, entregar este POST. Após a última tentativa de entrega, caso não seja possível confirmá-la, sua URL é desativada automaticamente pelo sistema Gerencianet e você recebe um e-mail informando sobre a desativação. Este procedimento é realizado para que o nosso sistema não fique de forma intermitente enviando requisições sem saber se serão entregues ou não para os sistemas dos clientes.

Problemas mais comuns para a desativação automática da sua URL

Para os casos em que a URL de notificação do sistema do cliente já tenha funcionado, mas parou, duas situações se apresentam mais comuns:

    1. Configurações do Load Balance do seu sistema. É necessário que o cliente avalie, em seu sistema, o redirecionamento dos IP’s (entrada/saída). Se enviarmos uma requisição e o seu sistema imediatamente não retornar com um cabeçalho HTTP 200, a URL será automaticamente desativada. Acontece quando o IP de entrada não é idêntico ao de saída. Também é importante verificar se não existe nenhum firewall bloqueando este IP;

 

  1. Problemas de indisponibilidade do serviço da hospedagem. É necessário avaliar se o serviço se mantém 100% disponível ao longo do dia. Se tentarmos comunicar com o seu servidor em um determinado momento e ele não responder, sua URL também será desativada automaticamente. A Gerencianet faz até 10 tentativas em um intervalo de uma hora aproximadamente.

Se após avaliar estes erros mais comuns não conseguir resolver o problema, envie um ticket para a nossa equipe. É importante colocar todas as informações relacionadas às suas dúvidas para facilitar e agilizar o atendimento. O ticket pode ser enviado a qualquer momento e você receberá a resposta por e-mail em até 1 dia útil.

Reenvio de callback em aplicações da API em modo de compatibilidade no Gerencianet , Glossário com os termos mais comuns relacionados a API e Integrações no gerencianet, Cursos online completos e gratuitos, curso php 8, curso node.js, curso de react, curso de react.js, curso de arduino, curso de html, curso de css, curso javascript, Maykon Silveira, criando api com Maykon Silveira, curso de sheep php, sheep php

  Logout