As notificações (ou “callbacks”) permitem que seu sistema seja informado quando uma transação tiver seu status alterado. Dessa forma, você poderá identificar quando um boleto for pago, por exemplo.
Para que seu sistema receba as notificações, é preciso que as transações geradas tenham uma “URL de notificação” associada. Você pode definir uma URL para receber as notificações durante a criação da cobrança ou posteriormente. Para mais detalhes, acesse a documentação da API.
Existem algumas maneiras de analisar e reenviar uma notificação da API, tanto através do painel administrativo da conta Gerencianet (não requer conhecimento técnico) quanto por meio da própria API (requer conhecimento técnico). A seguir, veremos as duas formas:
Só é possível reenviar notificação nas aplicações da API de Emissões. Você pode realizar diretamente do painel de sua API. Para isso, efetue login em sua conta Gerencianet e realize os passos abaixo maiores detalhes:
Pronto! Em alguns minutos, enviaremos a notificação para seu sistema.
Quando uma transação possui uma “URL de notificação” cadastrada (atributo notification_url
), a Gerencianet dispara um POST
para esta URL a cada mudança no status da cobrança. Essa notificação possui um token específico, que será o mesmo durante todo o “ciclo de alterações” da transação.
O POST que enviaremos vai conter apenas uma informação: um token de notificação. Ou seja, se a URL cadastrada estiver preparada para ler o token na variável $_POST['notification']
e consultar essa informação, a resposta será todos os dados informativos sobre a alteração sofrida pela cobrança, como por exemplo, o status anterior e atual da cobrança. Para tal, você precisa cadastrar uma URL de notificação na cobrança e prepará-la para mostrar/armazenar o token de notificação.
Na sub-aba “Histórico de Notificações” é possível acompanhar todo POST de notificação disparado pela Gerencianet. Se o integrador consulta o token que enviamos (ou seja, através da sub-aba “Histórico de Requisições” um consumo a GET /notification/:token
, em que o :token
é o “token de notificação” enviado pela Gerencianet), consideramos que a notificação foi realizada com sucesso. Se por alguma razão a URL associada à transação estiver “fora do ar” ou caso seu sistema não consulte, tentamos novamente no decorrer do dia.
Esta situação geralmente ocorre por duas possibilidades:
.Para mais informações, confira a documentação oficial da API da parte de notificações.
Ainda está com dúvidas ou enfrentando problemas? Envie um ticket para que nossa equipe possa auxiliar você.
As notificações (ou “callbacks”) permitem que seu sistema seja informado quando uma transação tiver seu status alterado. Dessa forma, você poderá identificar quando um boleto for pago, por exemplo.
Para que seu sistema receba as notificações, é preciso que as transações geradas tenham uma “URL de notificação” associada. Você pode definir uma URL para receber as notificações durante a criação da cobrança ou posteriormente. Para mais detalhes, acesse a documentação da API.
Existem algumas maneiras de analisar e reenviar uma notificação da API, tanto através do painel administrativo da conta Gerencianet (não requer conhecimento técnico) quanto por meio da própria API (requer conhecimento técnico). A seguir, veremos as duas formas:
Só é possível reenviar notificação nas aplicações da API de Emissões. Você pode realizar diretamente do painel de sua API. Para isso, efetue login em sua conta Gerencianet e realize os passos abaixo maiores detalhes:
Pronto! Em alguns minutos, enviaremos a notificação para seu sistema.
Quando uma transação possui uma “URL de notificação” cadastrada (atributo notification_url
), a Gerencianet dispara um POST
para esta URL a cada mudança no status da cobrança. Essa notificação possui um token específico, que será o mesmo durante todo o “ciclo de alterações” da transação.
O POST que enviaremos vai conter apenas uma informação: um token de notificação. Ou seja, se a URL cadastrada estiver preparada para ler o token na variável $_POST['notification']
e consultar essa informação, a resposta será todos os dados informativos sobre a alteração sofrida pela cobrança, como por exemplo, o status anterior e atual da cobrança. Para tal, você precisa cadastrar uma URL de notificação na cobrança e prepará-la para mostrar/armazenar o token de notificação.
Na sub-aba “Histórico de Notificações” é possível acompanhar todo POST de notificação disparado pela Gerencianet. Se o integrador consulta o token que enviamos (ou seja, através da sub-aba “Histórico de Requisições” um consumo a GET /notification/:token
, em que o :token
é o “token de notificação” enviado pela Gerencianet), consideramos que a notificação foi realizada com sucesso. Se por alguma razão a URL associada à transação estiver “fora do ar” ou caso seu sistema não consulte, tentamos novamente no decorrer do dia.
Esta situação geralmente ocorre por duas possibilidades:
.Para mais informações, confira a documentação oficial da API da parte de notificações.
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